9 de março de 2009

Construindo uma comunidade Open Source




"As pessoas e instituições governamentais estão precisando ter a certeza de que poderão manter seus dados por centenas de anos, mas como poder ter certeza de que poderemos fazer isso? Esse desafio a comunidade quer superar. Ao passar dos anos, empresas vivem, crescem... e morrem! E se isso acontecer com uma companhia de software proprietário, os usuários e administradores originais, de repente, não poderão mais acessar e administrar seus próprios dados da maneira que estavam todos acostumados. Mas esses dados devem continuar disponíveis".

Isso é o que diz Lynn Rohrer (Diretora Comercial da área de Dados, Disponibilidade, Escalabilidade e HPC da Sun Microsystems, Inc.) ao defender um dos motivos pelos quais a comunidade quer seus dados administrados por software livre e de código aberto, em entrevista à Comunidade Open Storage da empresa. Mesmo que, em algum dos próximos séculos, a Sun venha a falecer, não será, definivamente, devido a alguma dificuldade de acesso aos seus sistemas, pois investe na estabilidade, eficiência, interoperabilidade e suporte técnico que fazem os softwares livres cada vez mais suportados (e visados) pelas mais variadas indústrias da diversão e da comunicação. Assista o vídeo da entrevista:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Nota de responsabilidade:
As informações contidas nesse blog têm caráter informativo, mas muitas vezes subjetivo, da mesma forma que as referências citadas. Afinal, quem cria e faz a Engenharia são sempre pessoas, e não livros. Recomenda-se análise crítica e pedem-se sugestões de correção se o leitor acreditar serem oportunas. O autor não se responsabiliza pelos comentários postados ou por qualquer consequência negativa resultante da utilização das informaçoes aqui contidas, de forma que o leitor deve usá-las sob sua própria conta e risco.
Licença Creative Commons
Mec. Flu., CFD e HPC de Marco Leonardelli Lovatto está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Permite-se e incentiva-se a cópia, tradução e adaptação por qualquer meio, desde que para fins não comerciais, mantendo-se essas mesmas condições e fazendo referência ao link original do texto.