19 de maio de 2010

1º Seminário em Segurança Aérea



No próximo dia 1º de junho (2010), os professores Atila Freire e Robert Breidenthal, respectivamente diretor e associado do Laboratório de Mecânica da Turbulência da COPPE/UFRJ, estarão promovendo o 1º Seminário em Segurança Aérea, a ser realizado na própria COPPE (mapa). O evento será composto de 11 palestras e discussões ao longo do dia, das 9h às 17h, no que diz respeito a aspectos técnicos do acidente sofrido pelo voo AF447 ("uma revisão após um ano da ocorrência").

Clique aqui para ver a divulgação feita pela ABCM (Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas).

O Laboratório de Mecânica da Turbulência é de destaque no Rio de Janeiro, sendo inclusive o pioneiro em sediar a Escola de Primavera de Transição e Turbulência (EPTT), esse ano na sua sétima edição. As inscrições são feitas online na própria página do evento. A programação, reproduzida aqui abaixo, também pode ser encontrada lá.


9:00-9:15h
Abertura: Prof. Luiz Pinguelli Rosa, Diretor, COPPE/UFRJ.
9:15-9:30h
Aspectos Gerais sobre Segurança Aérea. Breve Discussão sobre o Acidente do Vôo AF447 e o Relatório do BEA(*): Prof. Atila P. Silva Freire, Laboratório de Mecânica da Turbulência, COPPE/UFRJ. (*Escritório de Pesquisas e Análises da França para a Segurança da Aviação Civil)
9:30-10:00h
Mecânica de Voo na Atmosfera: Prof. Robert Breidenthal, Department of Aeronautics and Astronautics, UW/Seattle.
10:00-10:30h
As Empresas Aéreas e as Pressões do Ambiente Competitivo Baseado no Preço: Prof. Elton Fernandes, COPPE/UFRJ.
10:30-11:00h
Uma Revisão da Modelagem Físico/Matemática da Acreção(**) de Gelo: Prof. S. A. Sherif, University of Florida at Gainesville.(**) Acreção é o processo físico pelo qual o tamanho de alguma estrutura aumenta pela adição constante de partes menores. Em meteorologia, acreção denota a formação de água nas nuvens em torno de locais de nucleação.
11:00-11:20h
Intervalo
11:20-11:50h
Resistência Residual em Materiais Aeronáuticos com Fraturas: Prof. Fernando Luiz Bastian, COPPE/ UFRJ.
11:50-12:20h
Uma Revisão sobre a Análise de Dados Meteorológicos: Prof. Luiz Claudio Gomes Pimentel, Instituto de Meteorologia, UFRJ.
12:20-14:00h
Almoço
14:00-14:30h
Simulação de Acreção de Gelo sobre Asas com Sistemas Antigelo: Prof. Otavio de Mattos Silvares, Instituto Mauá de Tecnologia, São Paulo.
14:30-15:00h
Termografia Aplicada a Sistemas Antigelo: Dr. Olivier Fudym, École des Mines d'Albi.
15:00-15:30h
Intervalo
15:30-16:00h
Ensaio e Certificação de Tubos de Pitot: Dr.Guilherme Araújo Lima da Silva, ATS4i Aero-Thermal Solutions for Industry, São Paulo.
16:00-16:30h
Simulação e Ensaio em Túneis de Vento de Tubos de Pitot Aquecidos: Eng. José Roberto Brito, COPPE/UFRJ, and Dra. Juliana Loureiro, INMETRO.
16:30-17:00h
Discussão Final e Fechamento: Prof. Atila P. Silva Freire, COPPE/UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Nota de responsabilidade:
As informações contidas nesse blog têm caráter informativo, mas muitas vezes subjetivo, da mesma forma que as referências citadas. Afinal, quem cria e faz a Engenharia são sempre pessoas, e não livros. Recomenda-se análise crítica e pedem-se sugestões de correção se o leitor acreditar serem oportunas. O autor não se responsabiliza pelos comentários postados ou por qualquer consequência negativa resultante da utilização das informaçoes aqui contidas, de forma que o leitor deve usá-las sob sua própria conta e risco.
Licença Creative Commons
Mec. Flu., CFD e HPC de Marco Leonardelli Lovatto está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Permite-se e incentiva-se a cópia, tradução e adaptação por qualquer meio, desde que para fins não comerciais, mantendo-se essas mesmas condições e fazendo referência ao link original do texto.