18 de outubro de 2010

Minha experiência pessoal com o Dyson Air Multiplier


Há pouco mais de dois meses, tive a alegria de encontrar à venda em uma loja o tal do ventilador! 



Não só encontrei mas, com a gentileza dos funcionários, tive a oportunidade de ligar o Dyson Air Multiplier. A conclusão é de que ele atende perfeitamente à proposta: fazer vento. Todavia, aquele negócio de chegar em casa suando de calor e meter a cara bem na frente do ventilador não ia adiantar muito... o vento, ali, é apenas perto das bordas do aparelho. Ou seja: você sentiria vento nos cabelos, nas orelhas e no pescoço. No rosto, nada. Para um vento mais uniforme, devemos estar um tanto mais afastados.

Um dos pontos defendidos ferrenhamente pelo inventor é a suavidade do escoamento: o usuário não sentiria a turbulência gerada pelas pás de um ventilador comum. Quase sem dúvida, é algo que possa fazer uma razoável diferença para uma aplicação industrial ou científica. Mas, como usuário doméstico, onde sua pele é o melhor instrumento de medição, lamento a decepção, mas não vais notar diferença alguma.

Barulho? Esse é um ponto ainda a ser melhorado. Bara baixas velocidades, é um aparelho bem silencioso. Agora, para um vento mais "robusto", não posso dizer que se trata de um aparelho silencioso. Existem ventiladores comuns, de pás, que são mais.

Ainda assim, além de ser mega-eficiente, vale repetir os outros dois pontos defendidos pelo Sr. Dyson: fácil de limpar e seguro a animais e crianças curiosos. Concordo plenamente com ambos. Além disso, como já deixei claro na postagem anterior, nunca vi uma maneira tão linda de se fazer vento!



6 comentários:

  1. compra um desses pra mim hehehe =p

    ResponderExcluir
  2. eu acho uma delicia esse mundo do fazer vento e vice-versa?(usar o vento, é claro).
    Eu sempre estive muito curiosa a respeito desse ventilador. Obrigada por compartilhar a experiencia conosco.
    Helene

    ResponderExcluir
  3. De pás? Você quis dizer hélices, né?

    ResponderExcluir
  4. Não encontro para comprar, e estou falando da internet mesmo. Gostaria saber onde.

    ResponderExcluir
  5. Eu moro na Bahia a onde eu compro esse ventilador dá Dyson sem hélice

    ResponderExcluir

 
Nota de responsabilidade:
As informações contidas nesse blog têm caráter informativo, mas muitas vezes subjetivo, da mesma forma que as referências citadas. Afinal, quem cria e faz a Engenharia são sempre pessoas, e não livros. Recomenda-se análise crítica e pedem-se sugestões de correção se o leitor acreditar serem oportunas. O autor não se responsabiliza pelos comentários postados ou por qualquer consequência negativa resultante da utilização das informaçoes aqui contidas, de forma que o leitor deve usá-las sob sua própria conta e risco.
Licença Creative Commons
Mec. Flu., CFD e HPC de Marco Leonardelli Lovatto está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Permite-se e incentiva-se a cópia, tradução e adaptação por qualquer meio, desde que para fins não comerciais, mantendo-se essas mesmas condições e fazendo referência ao link original do texto.