5 de maio de 2009

Sempre descobrindo um pouco mais


Há mais ou menos 200 mil anos, os nossos queridos antepassados tinham que caminhar para se locomover. Eles tinham que desenhar para contar. Eles tinham que falar para se comunicar. Eles tinham que ficar bem juntinhos para se aquecer (considerem o problema da ausência de um sexo oposto...). Foi com muita alegria que o neandertal descobriu que, fazendo vento sobre uma chama, ele era capaz de espalhá-la. Mais feliz ainda ficou ele quando viu que um colega seu de nomadismo, desocupado, ficou raspando incessantemente uma madeira na outra até que elas pegaram fogo! Fogo!

Há mais ou menos 2 mil anos, um querido antepassado da Grécia descobriu que pedaços de palha eram atraídos ao âmbar se este fosse esfregado na pele de um carneiro.

Há mais ou menos 100 anos, a Terra começou a acender, culpa da criatividade daqueles seres que, há mais ou menos 3 bilhões de anos, eram minúsculos aglomerados de proteínas resultantes da combinação de átomos de carbono (entre outros).

Há um mês, 14 interessados na área de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD), Computação de Alto Desempenho (HPC) e Tecnologia da Informação (TI) aprenderam um pouco mais a respeito das origens do CFD e suas maravilhas para a tecnologia moderna (e seus problemas!¹). Também tiveram a oportunidade de entender o que está por trás dos diversos serviços a nós oferecidos através da internet (atualmente em utilização e desenvolvimento exponencial): os servidores de alta disponibilidade - ou clusters.

Seja para armazenamento de dados (datacenters), seja para pesados cálculos científicos (cálculos de ponto flutuante), a tecnologia da microeletrônica (como nos novos processadores Sun UltraSPARC) e de armazenamento (como o sistema de arquivos ZFS) vem transformando conceitos previamente traçados de modo jamais pensados para um período tão curto. E quem ainda não sabe bem o que é software livre (ou "Open Source") ainda não está para trás. Essa maneira de interagirmos com outros humanos e com a informação que eles geram sem depender de indústrias do software, mas automaticamente, pela colaboração de milhões de desenvolvedores espalhados no mundo inteiro, tem, também, crescido muito rápido.

A palestra "CFD, HPC e TI" ocorreu com sucesso, sem contar com atendentes apenas de corpo presente. Contou, principalmente, com estudantes de graduação e mestrado em Engenharia. Assista a um trecho da palestra:





Para fazer o download de toda a apresentação em formato PowerPoint, clique aqui². Para fazer o download em formato OpenOffice (software livre e de código aberto), clique aqui².

Seja bem-vindo(a) ao blog.

_________________
¹ Clique no link para fazer o download da apresentação narrada "CFD e o Problema da Turbulência" (formato PowerPoint).

² Os links originais foram removidos para que você possa baixar a última versão da apresentação das Maratonas HPC (evolução das palestras aqui citadas, de outubro e novembro de 2009). Formato PowerPoint compatível com OpenOffice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Nota de responsabilidade:
As informações contidas nesse blog têm caráter informativo, mas muitas vezes subjetivo, da mesma forma que as referências citadas. Afinal, quem cria e faz a Engenharia são sempre pessoas, e não livros. Recomenda-se análise crítica e pedem-se sugestões de correção se o leitor acreditar serem oportunas. O autor não se responsabiliza pelos comentários postados ou por qualquer consequência negativa resultante da utilização das informaçoes aqui contidas, de forma que o leitor deve usá-las sob sua própria conta e risco.
Licença Creative Commons
Mec. Flu., CFD e HPC de Marco Leonardelli Lovatto está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Permite-se e incentiva-se a cópia, tradução e adaptação por qualquer meio, desde que para fins não comerciais, mantendo-se essas mesmas condições e fazendo referência ao link original do texto.