21 de março de 2009

Palestra no Anfiteatro 200



Durante o último ano, estive ligado aos meus colegas de CFD no Grupo de Estudos Térmicos e Energéticos (GESTE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Lá, tive a alegria de entrar em contato com esta fascinante ferramenta que é um programa de simulação numérica para estudar os efeitos físicos da Mecânica dos Fluidos, disciplina que segui no meu curso de Engenharia Mecânica no primeiro semestre de 2008.


Ao longo daquele ano absorvi um conhecimento básico na área, mas fundamental, sempre buscando informações provenientes de experts nacionais e internacionais, como tive a oportunidade na Escola de Primavera de Transição e Turbulência (EPTT 2008). Por essa oportunidade, agradeço ao meu "paitrocínio"; à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS (ProPesq) pela Bolsa, e à minha professora Adriane Prisco Petry e aos colegas de laboratório pela Iniciação Científica.

Nos útimos meses, tenho sido alvo de um bombardeio de informações vindo de todos os cantos do mundo (inclusive, claro, dos colegas que estão sentados aqui ao meu lado). Entretanto, o objeto é outro: passei a aprender não somente a ferramenta, mas também o que permite o "Fluid Mechanics" ser "Computational". Ou melhor: o "High-Performance Computing" (HPC).



Computação em Nuvem, Web 2.0 e Open Source vieram automaticamente, e dias 02 e 03 de abril, no Anfiteatro 200 da Escola de Engenharia da UFRGS, mostrarei a vocês um pouco disso.

02 de abril: 10h30 - 12h.
03 de abril: 14h30 - 16h.

Av. Osvaldo Aranha, 99 - Centro - Porto Alegre, RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Nota de responsabilidade:
As informações contidas nesse blog têm caráter informativo, mas muitas vezes subjetivo, da mesma forma que as referências citadas. Afinal, quem cria e faz a Engenharia são sempre pessoas, e não livros. Recomenda-se análise crítica e pedem-se sugestões de correção se o leitor acreditar serem oportunas. O autor não se responsabiliza pelos comentários postados ou por qualquer consequência negativa resultante da utilização das informaçoes aqui contidas, de forma que o leitor deve usá-las sob sua própria conta e risco.
Licença Creative Commons
Mec. Flu., CFD e HPC de Marco Leonardelli Lovatto está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Permite-se e incentiva-se a cópia, tradução e adaptação por qualquer meio, desde que para fins não comerciais, mantendo-se essas mesmas condições e fazendo referência ao link original do texto.